O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 66 anos, "está ótimo", segundo o médico Paulo Hoff, um dos responsáveis pelo tratamento que o ex-presidente vai fazer contra o tumor detectado em sua laringe. Em entrevista ao G1, Hoff, disse que Lula estava apresentando rouquidão acima do normal, o que o levou a fazer os exames e permitiu detectar o tumor.
O hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, informou na manhã deste sábado que Lula será submetido a um processo de quimioterapia para tratamento do tumor.
Lula estava apresentando "rouquidão acima do normal", segundo o médico. "Ele fez os exames, detectou o tumor e agora vai tratar", disse.
Segundo Hoff, o presidente pediu que sua doença fosse tratada "com transparência", mas preferiu não revelar a quantidade de sessões de quimioterapia pelas quais ele vai passar.
saiba mais
Lula fará quimioterapia para tratar tumor na laringe, informa hospitalCâncer de laringe responde por 25% dos tumores na cabeça e pescoçoA assessoria de imprensa do Instituto Lula, organização não-governamental do ex-presidente, ele iniciará o tratamento na próxima segunda.
De acordo com nota da entidade, Lula foi ao hospital nesta sexta em razão de dores na garganta.
A laringe é um órgão situado na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, o câncer de laringe atinge principalmente homens e é um dos mais comuns na região da cabeça e pescoço.
O site do instituto informa que fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver câncer de laringe que pessoas que não fumam.
O câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos na região da cabeça e pescoço, segundo o site do Inca. O instituto informa que dois terços dos tumores do gênero ocorrem na corda vocal.
Na última quinta (27), o ex-presidente comemorou no apartamento onde mora, em São Bernardo, o aniversário de 66 anos. Na segunda (22), ele esteve em Manaus (AM), ao lado da presidente Dilma Rousseff, participando da inauguração de uma ponte sobre o Rio Negro.
Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"BOLETIM MÉDICO
29/10/2011
11h00
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.
Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"
.
.
AGORA COMIGO: Garanhuns está com Lula e por sua completa recuperação, pois se trata de uma das figuras mais importantes da história do Brasil e ainda tem muito a contribuir com o povo brasileiro, e nós, conterrâneos, temos o orgulho de ter nascido na mesma terra.
Até os adversários políticos entendem a importância fundamental da condução deste homem do povo à presidência do país. O mundo também entende assim.
Força Lula, a batalha agora é outra, mas outra vez, estamos contigo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.