EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Homicídios aumentam no Nordeste e diminuem no Sudeste

Enquanto diminui na maior parte do Sudeste, a violência aumentou exponencialmente nos estados nordestinos. O Mapa da Violência, divulgado na quarta-feira 14 pelo Instituto Sangari, mostra que, com exceção de Pernambuco, o número de homicídios cresceu em todos os demais estados da região, mesmo com o boom econômico dos últimos cinco anos. No período, três estados do sudeste – São Paulo e Rio de Janeiro e Espírito Santo – apresentaram redução nas taxas de homicído. Apenas Minas Gerais registrou aumento.
Tráfico de drogas pode ser uma das razões para o aumento da violência no nordeste
Jorge Jatobá, consultor da Ceplan, aponta que a escalada da violência no nordeste é um dado antigo, vinculado, sobretudo, ao tráfico de drogas e à pobreza. “A região assiste à disseminação das drogas e do narcotráfico em muitas cidades do interior de porte médio”, diz ele.
A violência, da mesma forma, se espalha pelos municípios médios e na região metropolitana. Mesmo assim, as capitais ainda concentram taxas mais altas de homicídio. Maceió, capital do Alagoas e considerada a mais violenta do país, concentra cerca de metade das mortes violentas do estado. Ao mesmo tempo, na Bahia, a zona da mata concentra a maior parte dos municípios com taxas de homicídio acima da média nacional.

Pernambuco, considerado o estado mais violento no início da década, teve redução de cerca de 28% nas taxas de homicídio nos últimos dez anos. No último mapa, Alagoas lidera o ranking. Para Jatobá, o estado tem enfrentado as milícias e grupos de extermínio através de políticas públicas e do programa Pacto pela Vida.

Enquanto a região apresentou desenvolvimento econômico acima da média nacional, a diminuição da pobreza não apresenta o mesmo crescimento. Cerca de 3,41% do Sudeste vive na pobreza extrema. No Nordeste, este número é de 18,4%.
“Se há uma taxa de crescimento acentuado sem políticas públicas, a tendência é que a criminalidade aumente também”, diz ele.
Além disso, existe uma cultura de violência impregnada, segundo Jatobá. “No interior, havia vazio do estado. Assim, a criminalidae surgiu como cultura. Coisas pessoais que poderiam se resolver de uma maneira tranquila são resolvidas a base da bala”, diz ele.  Já a violência urbana ainda é muito ligada ao tráfico de drogas e às disputas pelo seu controle.
Outro fator, explica Jatobá, é de que Salvador e Recife, assim como o Rio de Janeiro, possuem uma convivência muito maior entre os setores pobres e ricos da cidade, ao contrário de São Paulo, onde há uma divisão espacial clara entre classes sociais: as mais baixas, moram nas periferias distantes do centro.     FONTE CARTA CAPITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.