EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

terça-feira, 27 de março de 2012


Comissão do Trabalho aprova projeto que garante direito associativo a policiais militares e bombeiros


A Comissão de Trabalho da Câmara aprovou projeto (PL 364/11) que dispensa policiais militares e bombeiros das suas funções quando forem eleitos para a direção de confederação, federação ou associação que represente sua categoria, seja em nível nacional ou estadual. Com isso, fica garantido ao policial militar e ao bombeiro o direito associativo.

De acordo com o projeto, do deputado William Dib, do PSDB de São Paulo, o limite máximo de dispensados para mandato em entidade representativa da categoria será de três militares. A proposta também permite que sejam descontadas em folha de pagamento as contribuições dos associados para as instituições representativas da categoria.

O relator, deputado Vicentinho, do PT de São Paulo, recomendou a aprovação do projeto. Na opinião dele, a proposta acompanha a evolução da administração pública e da própria sociedade brasileira, ao reconhecer a participação de policiais militares em entidades representativas da categoria:

"A gente, de vez em quando, convive com muita insatisfação dos policiais, convive com greves, sempre são reprimidos porque não podem se manifestar, e são pais de família e trabalhadores iguais a nós. Então isso mostra que, efetivamente, é preciso dar aos trabalhadores, claro, a responsabilidade que eles têm da segurança, e também o direito de se mobilizar, de ser liberado, uma parte, para fazer parte da direção das associações. Esse é um caminho natural e importante".

O diretor da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo, Flávio Gava, considera o projeto positivo. Entretanto, ele critica o fato de o texto limitar a apenas três o número máximo de militares que podem exercer mandatos eletivos em cada associação ou federação da categoria. Flávio Gava defende que o número seja proporcional à quantidade de associados.

"É importante salientar que deve haver um escalonamento da quantidade de militares à disposição, de acordo com tamanho da entidade. Nós temos entidades representativas de classe que não precisam de três militares à disposição. Em contrapartida, já temos outras que precisam de 10, de 12. Então é uma regra que deve ser observada".

A proposta que garante o direito associativo de policiais militares e bombeiros agora vai ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Se for aprovada, pode ser encaminhada diretamente para o Senado.                                                                  


Fonte : Blog do Anastacio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.