EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

domingo, 30 de janeiro de 2011

NA MIRA DO CONSUMIDOR

Cobrança de emissão de boleto é ilegal

Publicado em 29.01.2011, às 15h48

Por Rosana Grimberg
A lei é clara. O Código de Defesa do Consumidor proíbe expressamente exigir do consumidor o ressarcimento dos custos de cobrança de responsabilidade exclusiva do fornecedor.  

Essa cláusula contratual é considerada iníqua, abusiva, por colocar o consumidor em desvantagem exagerada e ser contrária aos princípios da boa-fé e equidade. E, por consequência, nula de pleno direito, ou seja, não tem qualquer valor jurídico. Na prática, significa que o juiz pode negar qualquer efeito à cláusula.

Contudo, a maioria dos fornecedores vira as costas à vedação e com desrespeito absoluto à determinação legal, cobra uma taxa por emissão de boleto. A grande maioria dos consumidores, por sua vez, ou por desconhecimento ou acomodação, termina por arcar com um valor excessivo, ilegal e, portanto, indevido.

E o que é mais surpreendente e informação extremamente importante para o consumidor para que ele reconheça quando está sendo enganado ou extorquido, é saber que alguns fornecedores explicitamente cobram no boleto a “taxa de emissão do boleto”. Outros, entretanto, são menos transparentes e usam expressões como “tarifa de manutenção”, “tarifa de administração”, “taxa de serviço”, mas que, no final, significam a mesma coisa.  
    
Inúmeras ações civis públicas têm sido propostas no Brasil todo. Aqui, em Pernambuco, a própria ADECCON tem proposto várias dessas ações e vem obtendo resultados favoráveis aos consumidores. 

Uma solução é administrativa. As multas administrativas que podem chegar a R$3.000.000,00 (três milhões de reais), se aplicadas num patamar compatível com a infração, sem dúvida desestimulará o descumprimento.

Outra solução é a judicial. O consumidor, independentemente das ações coletivas, pode isoladamente buscar o seu direito em qualquer Juizado Especial Cível. Como o valor dessas ações é muito baixo, não há sequer necessidade de Advogado, embora não seja o ideal. É sempre bom lembrar que o fornecedor é um litigante habitual enquanto o consumidor é sempre um vulnerável, uma pessoa mais frágil na relação de consumo, portanto, mais propenso a ser lesado. Daí a necessidade do auxílio de órgãos ou instrumentos para sua proteção.

O fundamental é que o consumidor deve se insurgir contra essa cobrança abusiva. Se não conseguir estorná-la diretamente junto ao fornecedor, deve procurar a orientação e apoio de um órgão de defesa do consumidor.

E é preciso lembrar que, por se tratar de cobrança indevida, o consumidor tem direito, além da exclusão permanente da cobrança, à devolução do valor em dobro. É que a cobrança não pode ultrapassar sua finalidade normal e costumeira. E é o caso, já que cobrada abusivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.