EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011


Câmeras de trânsito flagram


jovens 



agredindo morador de rua em


Lindóia

Três rapazes batem, derrubam e amarram um morador de rua em uma árvore. A cena foi registrada por câmeras de segurança.




Helen Sacconi

Lindóia, SPLindóia, SP

As imagens mostram o que parece ser uma discussão entre os jovens e o morador de rua. Um dos rapazes dá um chute por traz do homem.
Para o psiquiatra da PUC de Campinas, a atitude do grupo mostra que os jovens agem para humilhar o homem. “Esse chute é realmente a demonstração do poder”, explica Geraldo Ballone, psiquiatra.
O morador de rua está perto do grupo quando é puxado. Ele quase cai e tenta reagir. A briga continua e os jovens vão para o outro lado da rua.
O mendigo é cercado pelo grupo. Um dos jovens tenta laçar o homem que escapa várias vezes. O grupo insiste até que consegue mobilizá-lo. “Isso que nós estamos vendo nessas imagens terríveis e muito fortes mostram, evidentemente, a própria natureza do ser humano. A sociedade, através da ética, da moral e da educação, é que coíbe isso e faz com que o ser humano tenha atitudes muito mais louváveis", diz.
Já caído, é imobilizado pelas pernas e preso em um poste. O mendigo tenta se livrar, mas é impedido pelos garotos que ainda tiram o sapato do morador de rua. “Eu tenho absoluta certeza de que se tivesse um policial por perto isso não aconteceria. Isso significa que eles são conscientes do que estão fazendo, têm absoluta noção de certo e errado. Esta é a manifestação da natureza vil, da natureza maldosa, até estimulado pela falta de consequência que a gente tem visto”, acredita o psiquiatra.
A humilhação do mendigo só terminou com a chegada dos agentes de trânsito que viram toda a ação através das câmeras de monitoramento da cidade.
O morador de rua não fez denúncia da agressão que sofreu e, desde então, não foi mais visto na cidade. Os psiquiatras explicam que esta atitude é muito comum após o sentimento de humilhação. “A tendência natural das pessoas vitimadas pela violência, seja urbana ou doméstica, é o afastamento”, diz Geraldo Ballone.
Os três agressores foram identificados hoje. Um deles é menor de idade. Eles foram indiciados por lesão corporal e injúria real. Os jovens se defenderam dizendo que tudo foi uma brincadeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.