EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

sexta-feira, 25 de março de 2011


Oficina do inferno

Foi parar no xilindró? Então é bom aprender a se virar dentro da prisão. Isqueiro, aquecedor, cachaça, saleiro: dá pra fazer tudo isso atrás das grades.



A oficina dos presidiários é erguida longe da vista dos guardas e vigias para fornecer aos detentos aquilo que eles não podem ter. Isqueiros, aquecedores, tostadores, forninhos, tudo feito com clipes de papel, pedaços de escova, palitos e outros objetos simples.
Trinta dessas invenções carcerárias, desenhadas por presos americanos, foram publicadas no livro Prisoners’ Inventions ("Invenções de Prisioneiros", sem tradução para o português). Espécie de versão masmorra do Manual do Escoteiro Mirim, o livro chamou a atenção de vários artistas. Tanto que algumas peças viraram exposição.
Mas os detentos brasileiros também são engenhosos. Prova disso é a fabricação da aguardente "Maria Louca", que envolve complicados processos de fermentação e destilação, na antiga Casa de Detenção do Carandiru. Bom, complicado para nós. Para eles, era uma festa só. Com auxí­lio do físico Cláudio Furukawa, da USP, a SUPER construiu algumas dessas traquitanas. Duas envolvem eletricidade e, portanto, perigo. "O preso precisa tomar cuidado para manejar os objetos", afirma o físico.
Aviso: não tente fazer nada disso em casa. Você não é o MacGyver.
Aquecedor de água
Que tal um café quente na cela? Um presidiário reproduziu o que os físicos chamam de efeito Joule. Duas tiras de metal saem da tomada e entram num copo. A corrente passa pelo líquido e gera calor. No protótipo da super, o copo fumegou em 30 minutos.
Isqueiro
Essa foi bolada por um preso americano. O ciarro acende, mas dá medo chegar perto. Para melhorar a condutividade, joga-se uma pitada de sal na água. O copo esquenta e a parte imersa do clipe escurece. É a reação de eletrólise, em que os sais grudam no metal.
Saleiro e pimenta
Eis o truque para fazer um galheteiro. Com palitos de sorvetes, tiras de lata de alumínio e caixas de fósforos, constrói-se uma peça para não misturar o sal e a pimenta. Ob­jetos simples como esse fazem de uma cela um lar.
"Maria Louca"
No Carandiru, com água, fermento e arroz, e dominando as artes da fermentação e da destilação, eles pro­du­ziam a cachaça"Maria Louca". A gar­rafa custava R$ 150 nos pavilhões, como um uís­que 12 anos no supermercado. E olha que a "Maria"?levava só 6 dias para ser feita.
1. Fermentação
Os presos misturam água, arroz, fermento e açúcar (mais casca de frutas, café ou cravo para dar gosto) em garrafas plásticas e escondem em um buraco. Uma luz fornece o calor. As tampas são giradas aos poucos para soltar os gases. O processo dura 6 dias.
2. Destilção
Num galão, eles esquentam o líquido com uma tesoura plugada na tomada. O álcool, com ponto de ebulição menor que o da água, vira vapor logo. Esse vapor é resfriado na serpentina e vira o precioso líquido, pronto para o consumo dos condenados.
Fonte: Superinteressante Abril 2006/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.