EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

sábado, 20 de agosto de 2011

CLASSE ¨¨ C ¨¨¨ CRESCE NO NORDESTE


da Carta Capital
Feirante que trabalha na Feira de Caruaru, um dos polos de desenvolvimento do Nordeste, onde a classe média mais cresceu. Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr
O Instituto Data Popular divulgou nesta quarta-feira 10 um estudo mostrando que a região nordeste teve o maior crescimento da Classe C proporcionalmente ao número de habitantes. O aumento, entre 2002 e 2009, foi de 50%. A pesquisa mostra que 3 em cada 10 pessoas que ingressam na Nova Classe Média são nordestinas. O Sudeste, apesar de apresentar crescimento proporcional de 21%, contribui em 41% para os novos membros da classe no País.
Atualmente, 19 milhões de brasileiros são membros da Classe C, o que representa 53,9% da população. A explosão do segmento garante, sobretudo, um crescimento no consumo e consequente aumento do mercado interno. Outra pesquisa, do mesmo instituto, indica que as mulheres representam uma fatia importante deste mercado.
O aumento do número de mulheres trabalhando com carteira assinada foi de 53% nos últimos 9 anos, superando o crescimento da população feminina no País (11%).
Segundo os homens, as mulheres dessa classe têm um papel importante nas decisões. Mais de 80% dos entrevistados assumiram, por exemplo, que suas esposas exercem influência no planejamento das férias familiares e o orçamento doméstico.
O Sul é a região em que o segmento tem mais peso: 64% da população pertencem à essa classe social, ante 18% da classe D e 12% da B. No Nordeste, a Classe C representa 39%, enquanto a D tem maior expressão, de 47%. Os dados indicam as discrepâncias sociais entre as várias regiões. A desigualdade entre Norte e Sul ainda é contrastante: no Nordeste, 8% das pessoas pertencem à classe E. No Sul e Sudeste, esse número é de 1%. A classe B, de 11% no Sudeste e 12% no sul, representa apenas 6% no Norte e 4% no Nordeste.
Valores
A pesquisa apresentou também um estudo sobre a diferença de valores entre a Classe C e a elite. Entre a elite, 21% afirma ser um valor o relacionamente com o vizinho, enquanto na Nova Classe Média, esse número sobe para 60%. A brasilidade também é mais reconhecida pelo segmento médio, com 62%, ante 25% da elite. A educação, valor importante para ambas as classes, é considerada por 86% da Nova Classe Média , contra 71% dos segmentos mais abastados .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.