EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

sábado, 10 de setembro de 2011

SÓ RESOLVE NA BASE DO PROTESTO.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



O tema em pauta nos noticiários é a lembrança da passagem dos 50 anos do movimento para fazer valer o princípio da legalidade no território nacional. Vale lembrar que o fato motivador do acontecimento político foi para garantir o direito constitucional do vice-presidente a tomar posse como chefe maior da nação em razão da renúncia do então presidente eleito. Havia suspeitas do alinhamento do vice com os dirigentes do temido bloco dos países comunistas. O maior temor era por parte dos americanos-do-norte, que não queriam de forma alguma ter seus interesses ameaçados no continente. Tentaram, mas não conseguiram escantear a Constituição da República.

O movimento pela legalidade conseguiu vingar com muito esforço, valentia e perseverança de seus integrantes. Não éramos e não somos uma republiqueta das bananas que qualquer um vai chegando e faz o que bem entende.

Saber sobre o passado recente do país é importante para os cidadãos que hoje circulam pelo mesmo chão daqueles que marcaram sua época.

Hoje, mais do que nunca, faz-se necessário para nós, brasileiros, o ecoar do brado retumbante pela garantia da entrada em vigor do princípio da ética e da moralidade e pelo banimento da corrupção e dos corruptores já.

Os recentes acontecimentos no cenário político do nosso país corroboram essa assertiva. Para mudar o cenário atual, não é suficiente aumentar a fiscalização e demitir os responsáveis pela malversação da coisa pública. Isto é um paliativo que tem duração efêmera. Basta uma releitura dos noticiários sobre o tema nos últimos anos e veremos que mudaram os personagens, mas a peça teatral é a mesma.

Isso em parte esclarece o motivo de muitos indivíduos inconformados partirem em busca de soluções fazendo uso de meios ilícitos ou desonestos. O que nasceu bom acaba por se tornar ruim. Que vençam os mais espertos e ardilosos é a norma que impera no mercado. Como e quando não interessa. Foi-se o tempo em que a força de vontade, o empenho nos estudos e no trabalho eram suficientes para a realização dos sonhos dos trabalhadores.

O proletariado, ampla maioria da população nacional, pode não ter suficiente cultura escolar, mas possui o conhecimento e a experiência adquirida na dureza do dia a dia da vida que ajuda a enxergar bem mais além daquilo que é ensinado em sala de aula. Por tudo isso, merece ser respeitado.

O que está fazendo muita falta para nós é a ausência do trabalho e a revisão na base do sistema educacional do país para melhorar a formação do brasileiro na sua essência. Os valores relativos a ética, moral cívica, respeito ao direito do próximo e dignidade humana são disciplinas que necessitam ingressar urgentemente nos currículos escolares. Turva a visão daqueles que creem que essas matérias são coisas de filósofos que não tinham o que fazer na antiguidade.

Aprender matemática, português, geografia e história são conhecimentos válidos para o vivente situar-se no tempo e no espaço, todavia, não estão garantindo à população as condições para se tornarem cidadãos de fato e de direito.

Qual é o problema? O que está a impedir a entrada em vigor da moralidade e do banimento dos corruptores de uma vez por todas? Qual a ameaça que paira no ar? Só falta dizer que são princípios de caráter subjetivo e de difícil interpretação.

Estão esperando que a população vá para as ruas protestar, para depois acionar a segurança pública visando reprimir os “comunistas baderneiros”. O povo brasileiro não merece.


JORGE CARLOS MASTROBERTI, AUDITOR PÚBLICO DO TCE/RS
- ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.