EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Á HORA DA VERDADE!!!!!!!!!

Governo regulamenta acesso a documentos do regime militar

Segundo Ministério da Justiça, medida simplifica acesso a documentos.
Determinação foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta (6).


O Ministério da Justiça publicou, nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial da União, uma portaria que regulamenta o acesso aos documentos produzidos e armazenados por órgãos e entidades integrantes do extinto Sistema Nacional de Informações e Contrainformação (SISNI). Segundo a publicação, os critérios valem para documentos relacionados ao regime militar que vigorou entre os anos de 1964 e 1985, e que estejam sob a guarda do Arquivo Nacional.
Podem acessar os documentos com informações relacionadas à intimidade, vida privada, honra e imagem de pessoas o titular das informações pessoais; o cônjuge ou companheiro, ascendente ou descendente do titular, caso este seja morto ou ausente; e terceiros, desde que previamente autorizados pelo titular, por seu cônjuge ou companheiro, ascendente ou descendente.
Outros interessados também poderão ter acesso aos documentos, desde que sejam ocultados dados que permitam identificar o titular das informações pessoais, segundo texto publicado no Diário Oficial.
A nova medida, segundo o Ministério da Justiça, torna mais claras e simples as regras para a solicitação do acesso aos documentos. Antes da portaria, além do preenchimento de um requerimento, o requerente titular das informações deveria apresentar cópia autenticada do documento de identidade e o requerente, quando cônjuge, ascendente ou descendente, precisava atestar o grau de parentesco com o titular também por meio de documento reconhecido em cartório.
Com a publicação, basta uma cópia simples do documento de identidade, para o titular, ou uma procuração original com poderes gerais ou especiais, por instrumento particular, para terceiros. O Arquivo Nacional, segundo a portaria, presumirá a boa fé do requerente e dispensará exigências adicionais.
O requerente, no entanto, irá se responsabilizar pela veracidade e autenticidade dos documentos que apresentar, e deverá responder pelos danos morais e materiais decorrentes da divulgação, reprodução ou utilização indevidas das informações pessoais a que tiver acesso.
Ao receber o requerimento, o Arquivo Nacional irá avaliar os pedidos de acesso no prazo máximo de dez dias úteis. Em caso de acesso negado, total ou parcialmente, o Arquivo Nacional deverá indicar as razões da recusa de acesso, em despacho por escrito, com cópia enviada ao requerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.