A cidade de Guadalupe, no México, é um local aterrorizado por traficantes, com pouca segurança e apoio governamental. Segundo informações do The New York Times, todos os policiais da corporação local pediram demissão, porque não tiveram forças para enfrentar os grupos do tráfico. Na cidade que tinha quase nove mil habitantes, restaram quatro mil. Atualmente os bairros estão abandonados e as ruas vazias.
Verdejante, município vizinho a Salgueiro, com pouco mais de nove mil habitantes, no entendimento de muitos moradores locais, pode se tornar a Guadalupe brasileira, caso seja efetivado um projeto polêmico de desativação da Cadeia Feminina do município, transformando-a num centro de regime semi-aberto, no qual os detentos passam o dia livre e dormem na prisão.
De acordo com informações que chegaram à nossa redação, o projeto prevê que os detentos do regime semi-aberto do Presídio de Salgueiro sejam transferidos para a cidade vizinha, onde cumprirão essa modalidade de pena. Se isso acontecer, presidiários que cometeram vários tipos de crimes, como estupros, homicídios e tráfico de drogas, irão conviver diariamente com os moradores do pacato município de Verdejante.
Isso não só irá causar sensação de insegurança no lugar, como também dificultará, e muito, o acesso de familiares às mulheres ali recolhidas, as quais serão transferidas para Petrolina ou para unidades prisionais de outras cidades.
E que a preocupação manifestada por diversos verdejantenses, ainda que de forma contida, com a transformação da cadeia feminina em centro de regime semi-aberto não seja confundida com discriminação, pois sem o devido cuidado do Poder Público, o que não é incomum, a cidade poderá ter o comércio prejudicado, imóveis desvalorizados e, quiçá, tornar-se inabitável, o que jamais aconteceu nos quase nove anos de existência daquela unidade, porque as penas são ali cumpridas por mulheres e em regime fechado, que inclusive recebem apoio religioso das igrejas católica e evangélicas.
Da redação do blog de Alvinho Patriota
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.