EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Polícia: um cemitério de sonhos?

Ser autor de blog exige dispensar alguma atenção aos leitores, a depender da audiência, muitos deles espalhados por todo o país – e até no exterior. Felizmente, é o caso do Abordagem Policial, que proporciona aos autores, além das discussões na caixa de comentários, boas conversas via email, Messenger e pessoalmente. Foi num desses contatos que, recentemente, ouvi (li) a seguinte frase de um amigo policial civil brasileiro: “a polícia é um cemitério de sonhos”.

O colega dizia de seu entusiasmo ao ingressar na corporação que hoje serve com pouco (ou pouquíssimo) prazer. Achava sensacional, ao realizar as etapas do concurso, a possibilidade de investigar crimes, prender malfeitores, ser responsável, de certo modo, pela promoção da justiça neste país tão carente de honestidade. Sim, ele ouvia estórias de corrupção e desmandos, mas acreditava que era possível fazer a diferença, ser digno e, dentro da sua esfera de responsabilidade, fazer a coisa acontecer.

“Mas tudo muda, colega, quando se vive a ineficiência do serviço público brasileiro numa área em que qualquer deslize vale um tiro na cabeça – sua ou de um cidadão na rua”. O colega chegou a ser transferido duas vezes em sua carreira, para pólos opostos do estado em que serve: uma porque não aceitou o entendimento do Delegado em relação a uma prisão em flagrante. Para ele, o caso deveria ser tratado como tráfico de drogas, o Doutor decidiu que seria consumo. Sete papelotes de cocaína e o filho de um deputado.
Na outra transferência, ele resolveu investigar por conta própria alguns crimes que ocorriam na cidade. Encontrou vestígios policiais nas cenas dos crimes.

Por outro lado, diz o amigo, a cultura da lentidão (ele usava esta mesma expressão) nos seduz cotidianamente. Segundo ele, é quase consenso entre seus colegas de delegacia que não vale a pena suar pela polícia, que não valoriza o trabalho dos bons profissionais, e os explora lançando-os no “Labirinto do Minotauro”. Para o leitor avesso à Mitologia, lembro que o dito Labirinto era aquele em que, após ser subjugada por Creta (cidade grega), Atenas deveria enviar sete homens e sete mulheres. Segundo a lenda, os atenienses ou eram mortos pelo Minotauro que residia no Labirinto ou ficavam permanentemente perdidos nele.

E foi após estes desabafos que o colega chegou à idéia do “cemitério de sonhos”, um lugar que, segundo ele, as boas vontades são convertidas ou em apatia ou em perversidade – ele mesmo se colocava no primeiro grupo.

Retomando o mito do Labirinto do Minotauro, lembrei ao colega, e lembro aos que agora nos lêem, que o herói Teseu foi capaz de vencer o Minotauro, e retornar do Labirinto após derrotar o monstro. A coragem e a perspicácia foram ferramentas indispensáveis: além de enfrentar sozinho o Minotauro, usou um novelo de lã que recebera de sua amada, a princesa Ariadne, atando-o numa pedra na entrada do Labirinto, desenrolando-o enquanto avançava, assegurando assim seu retorno.

A esta réplica, recebi a tréplica do colega em forma de pergunta: o que será, quem serão ou o que será o nosso Teseu?

Fonte: Abordagem policial /Direito dos Policiais Militares do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.