EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

domingo, 22 de maio de 2011


Detidos em protesto da Marcha da Maconha e Liberdade são liberados em SP

22/5/2011 3:10, 
Por Folha de SP 22/05/2011 às 01:42
“Fui detido por distribuir jornal”, diz o estudante de história Júlio Delmanto.
As seis pessoas detidas por participarem do protesto contra a proibição da Marcha da Maconha em São Paulo foram liberadas no final da tarde deste sábado.
De acordo com a Polícia Militar, três dos detidos assinaram termo circunstanciado no 78º DP (Jardins) e outros três foram liberados antes.
O evento, proibido pela Justiça na noite desta sexta-feira (20), juntou cerca de mil pessoas entre a avenida Paulista e a rua da Consolação (região central de São Paulo). Os manifestantes mudaram o teor do movimento para uma defesa da liberdade de expressão.
Segundo o estudante de história Júlio Delmanto, 25, ele estava distribuindo o jornal “O Antiproibicionista”, do grupo DAR (Desentorpecendo A Razão), que é um dos organizadores da marcha, quando viu policiais militares da Tropa de Choque agredindo manifestantes com cassetetes.
“Eu estava justamente contendo as pessoas, para evitar o confronto a qualquer preço, quando fui preso”, diz ele.
Além dele, também foi detido o estudante de psicologia Lucas Gordon, 23. A polícia não revelou o nome dos outros detidos.
Segundo Delmanto, foi feita uma reunião com um capitão e um major da Polícia Militar na tarde de sexta-feira –antes da proibição da marcha– e ficou definido que a polícia apenas acompanharia o ato pela liberdade de expressão, caso a marcha fosse proibida.
“Mas mandaram 30 ou 40 policiais da Tropa de Choque da PM. Nós cobrimos as faixas com maconha e orientamos as pessoas a tirarem as camisas. Eles não cumpriram o acordo. Fui detido por distribuir jornal”, diz Delmanto. A assessoria de imprensa da Polícia Militar não se manifestou sobre o acordo.
BOMBAS
O protesto começou por volta das 15h30 e as detenções ocorreram meia hora depois. Em seguida, a PM começou a usar bombas de efeito moral para dispersar a multidão.
Um grupo de manifestantes chegou a ir até a delegacia para protestar contra as detenções e a violência policial.
Os organizadores da Marcha da Maconha pretendem marcar uma nova marcha depois que o Supremo Tribunal Federal julgar a constitucionalidade do evento, o que acreditam que vá ocorrer em um mês.
postado por: Rosália Custódia de S. Evangelista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.