EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

domingo, 4 de setembro de 2011

TOTALITÁRIA - CENSURA JUDICIAL PARA BENEFICIAR POLÍTICO FARRISTA REPERCUTE NO MUNDO




VETO À IMPRENSA. Censura ao Grupo RBS repercute no Exterior. Comunicado da Sociedade Interamericana de Imprensa critica decisão judicial - ZERO HORA 03/09/2011

Instituições que defendem a liberdade de imprensa no Brasil e na América Latina criticaram uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado, que proíbe veículos do Grupo RBS de vincularem o nome e a imagem de um vereador de uma cidade gaúcha à série de reportagens conhecida como Farra das Diárias. A censura prévia vigora desde quinta-feira e pode resultar em multa diária de R$ 1 mil se descumprida. A RBS recorrerá da decisão, proferida em caráter liminar.

Para a Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), que agrupa mais de 1,3 mil publicações no Hemisfério Ocidental, a decisão judicial configura um ato de censura prévia. Presidente da entidade, Gonzalo Marroquín lamentou que, no Brasil, haja juízes optando por proteger corruptos, em vez de fortalecer a liberdade de imprensa e a transparência que deve haver em todo governo.

Com sede em Miami, a SIP lembrou que a série de reportagens Farra das Diárias, apresentada em agosto do ano passado pelo Grupo RBS e pelo programa Fantástico, da Rede Globo, revelou como vereadores utilizavam diárias para passeios turísticos, a pretexto de realizar cursos de aperfeiçoamento. Produzida pelo repórter Giovani Grizotti, resultou em 13 políticos denunciados pelo Ministério Público.

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) também criticou a censura imposta pela 9ª Câmara Cível, que fez o seu julgamento tendo como relator o desembargador Leonel Pires Ohlweiler. A entidade está preocupada com o que qualifica de “crescente cerco à liberdade de expressão” movido pela Justiça brasileira.

– A Abraji repudia a decisão da Justiça do Rio Grande do Sul – afirmou a direção.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), que já havia se manifestado na quinta-feira, tornou a condenar a decisão da 9ª Câmara Cível. Em nota oficial, assinada por Francisco Mesquita Neto, vice-presidente da ANJ e responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão, a entidade disse esperar que o próprio Poder Judiciário revogue a censura prévia, restabelecendo o “primado constitucional”.

Em nota, Abert lamenta “inegável” ato de censura

Em nota assinada por seu presidente, Emanuel Soares Carneiro, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) lamenta o “inegável” ato de censura que “desrespeita flagrantemente os preceitos de liberdade consagrados na Constituição”. A entidade também está alarmada com o crescimento das restrições ao exercício do jornalismo. O Grupo RBS irá recorrer da decisão, possivelmente na próxima semana.


Entenda o caso

- A série Farra das Diárias, apresentada em agosto do ano passado, revelou como vereadores utilizavam diárias para viagens turísticas, a pretexto de fazer cursos de aperfeiçoamento.

- Treze vereadores foram denunciados pelo Ministério Público.

- Em fevereiro deste ano, um dos citados ingressou com ação judicial na primeira instância, pedindo indenização por danos morais e que seu nome e sua imagem não fossem mais divulgados pelas mídias da RBS quando relacionados ao episódio.

- Como não teve sua solicitação atendida na primeira instância, recorreu ao Tribunal de Justiça.

- Na quinta-feira, foi conhecida a decisão da 9ª Câmara Cível determinando a censura, num julgamento cujo relator foi o desembargador Leonel Pires Ohlweiler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.