EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Barbárie na Bahia do PT: 35 mortes em 3 dias. E o governador abraçando um assassino em Cuba.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


* José Luiz Barbosa

 

Os policiais e bombeiros militares da Bahia, assim em outros estados da federação, e de outras categorias de profissionais da segurança pública, somente estão exercendo seu legítimo e sagrado direito de ter um salário digno e compatível com suas atribuições constitucionais, e a cidadania e a dignidade, como fundamentos para o exercício de suas atividades de proteger e garantir direitos e garantias fundamentais aos cidadãos.

Estas carreiras de estado, a muito esquecidas, pelo governantes e políticos, e por via direta também pela sociedade, romperam os grilhões da humilhação, do desrespeito, da injustiça, da desvalorização profissional, e compreenderam que somente pelo exercício de sua cidadania política, o que implica em pressionar com os meios de que dispõe, para que suas reivindicações e interesses incluam-se na agenda governamental e se torne concreta e legislativamente política pública.

As estatísticas criminais, pelo menos as que estão disponíveis oficialmente, e de confiabilidade duvidosa, dão conta do aumento dos índices criminais, mas nem mesmo as incontáveis morte de vítimas inocentes, e de centenas de policiais anualmente, e com toda esta onda de violência e criminalidade que assola a sociedade está sendo capaz de sensibilizar as autoridades públicas, que a muito fingem que o problema não existe, sendo melhor tratar cada caso de movimento nas políciais e bombeiros militares, como casos domésticos de cada estado e seu governador.

Sabemos que já existem muitos estudos comprovando a hipótese de que o atual modelo dicotômico de polícia, com sua reminescente formação doutrinária e ideológica, alinhado aos traços culturais marcadamente de natureza autoritária e de órgão a serviço do estado, entenda-se autoridades públicas, políticos e cidadãos com certo poder financeiro, e não há sinais de se socializar e enfrentar o problema que começa exatamente pela profunda reformulação do modelo atual de polícia, se estendendo à valorização profissional e cidadã, com efeitos imediatos no espectro social da segurança.

Mas pelo que estamos testemunhando, não é somente os políticos e autoridades que estão varrendo o lixo para debaixo do tapete, se omitindo de enfrentar e resolver o problema, mas também as lideranças dos policiais e bombeiros militares, principalmente dos oficiais, que historicamente são os opressores dos praças, e que por pertencerem ao circúlo vicioso do sistema de ascensão hieráquico, ficam silentes e esperando posição que se identifique com seus interesses, como no caso da famigerada carreira jurídica aprovada na assembléia legislativa com total, amplo e irrestrito apoio institucional do comando, o que não ocorreria se o interesse fosse de interesse geral e contrário ao governo.

De fato se não houver mais transparência, e espaço para discutir a valorização dos profissionais de segurança pública, a reformulação do aparelho policial, compreendendo as polícias civil e militar, e o sistema de persecução criminal, em que se exclua do debate, a maioridade penal, o encarceramento, o endurecimento de penas, a repressão policial e penal, políticas públicas sobre drogas, ou então estaremos muito mais perto do que imaginam de um colpso total na segurança pública brasileira e instalação do caos social.

Diante de tamanhas evidências, não seria mais interessante para o governo abrir o canal de interlocução e negociação, pois a resolução para o problema, não só da desvalorização profissional como os citados e muitos outros poderiam ser submetidos ao debate público, e já estariamos inaugurando o forum cidadão, plural, igualitário e livre para se aprofundar as discussões sobre como a segurança pública direito e responsabilidade deve ser em um estado democrático de direito. 

E para concluir, O governo do PT, assim como de outros partidos, somente está repetindo a formúla de como agir para não ser incomodado e perpetuar-se no poder, que de uns tempos para cá para alguns camaradas, tornou-se algo de sua propriedade particular, esquecendo que muita dor, sofrimento e sangue foi derramado para que a democracia com suas garantias fincasse raízes em solo brasileiro.

*Presidente da Associação Cidadania e Dignidade, bacharel em direito, ativista de direitos humanos e garantias fundamentais, Sgt PM-MG.

Enquanto o petista Jacques Wagner, governador da Bahia, levava um abraço para o tirano assassino Raul Castro, o ditador de Cuba, ao lado de Dilma que chamou o Pinheirinho de "barbárie", a violência tomava conta da Bahia.

Subiu para 35, segundo o governo da Bahia, o número de mortos na onda de violência que atinge o Estado desde o início de uma greve de policiais militares, no dia 31 de janeiro. Exército, Marinha e Força Nacional continuam trabalhando. Segundo o governo baiano, quase 3 mil homens fazem o patrulhamento em áreas de grande circulação de pessoas, como estações de transbordo, pontos turísticos e terminais de passageiros de Salvador.
Do Estadão/Blog Coturno Noturno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.