EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

sexta-feira, 23 de março de 2012


Itaquitinga absorve ideia do presídio de segurança máxima A rotina da pequena Itaquitinga, na Nona da Mata Norte, tende a mudar nos próximos quando for entregue a primeira etapa do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga – CIR. Construído numa área de 98 hectares, a 10 km do centro, ao custo de R$ 287 milhões, dos quais R$ 230 milhões financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil – BNB – o presídio de segurança máxima terá capacidade para receber 3.126 detentos e será composto de duas unidades.
Uma para regime semiaberto, com 600 internos cada, e três unidades para regime fechado, com 642 internos cada, além de uma Administração Geral e uma Portaria Principal. A construção do Complexo vai possibilitar a desativação das duas penitenciárias existentes hoje na Ilha de Itamaracá, a PAI (Penitenciária Agroindustrial São João) e a Professor Barreto Campelo. As duas unidades apresentam um déficit de 869 vagas. Apenas o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) não serão transferidos para Itaquitinga. A ideia de sediar um presídio, inicialmente, não foi bem assimilada pela população, mas o prefeito Giovani Oliveira (PMN) acabou fazendo uma campanha e convencendo os diversos segmentos da sociedade que traria dividendos econômicos para o município. Na construção, estão sendo gerados cerca de dois mil empregos diretos, 77,8% do número de empregos do município, com aproveitamento da mão de obra local. Quando estiver em funcionamento, mais de mil empregos serão gerados, incremento de 38,9% no número de pessoas ocupadas formalmente no município. Itaquitinga era distrito de Goiana e, inicialmente, denominado Areias, sendo, por isso, chamado Areias de Goiana. O nome foi mudado para Itaquitinga a 31 de dezembro de 1943, através de decreto-lei estadual. Itaquitinga tornou-se município autônomo a 20 de dezembro de 1963, sendo instalado a 23 de maio de 1964. As principais atividades econômicas são agricultura e comércio. Os principais produtos agrícolas são batata doce, coco, cana de açúcar, feijão, banana, mamão e abacaxi.
O artesanato em barro ocupa grande parte da população. Utensílios domésticos como panelas e tigelas, santos e personagens do imaginário popular nordestino são as peças mais produzidas. A influência indígena é notável. Falei na Câmara de Vereadores para estudantes do curso municipal de Jovens e Adultos e do curso Itaquitinga do futuro, da escola Serafim Pessoa de Melo. Além de estudantes, a plateia foi formada por políticos, como o presidente da Câmara, Roque João dos Santos (PPS), e o vereador Levi Cavalcanti (PTB), além do vice-prefeito Ivanildo Pereira. Também presentes a diretora de ensino da Secretaria de Educação de Itaquitinga, Maria Magdala; o diretor da Secretaria de Esportes, Iraktan Mendes; e os radialistas Djalma Brito e Josivaldo César, da Itaquitinga 




FONTE : .BLOG DO EDENYi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.