EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

quarta-feira, 18 de abril de 2012

FRACASSO FOI DO NEOSSOCIALISMO, NÃO DO LIBERALISMO




Editorial JORNAL DO COMÉRCIO 18/04/2012



A derrocada de diversos governos da União Europeia em meio à crise da zona do euro levantou uma interessante teoria, a de que isso era reflexo do sistema de governo apelidado de neoliberal. Ora, tudo o que está sendo cortado nas finanças oficiais para recuperar os Tesouros da Grécia, Irlanda, Espanha, Portugal e mesmo da Itália é consequência de períodos de benesses artificiais de governantes ditos de esquerda. Por isso, a Alemanha, derrotada em duas guerras mundiais no século XX, está liderando esforços por mais rudeza fiscal, com o corte abrangente de benefícios, inclusive na saúde e educação. “Ah, se fosse no Brasil, o que não estariam os opositores do governo criticando. Isso é teoria de fascista”, argumentam muitos. O que se critica demais no Brasil é a má gestão e benefícios discriminatórios. A frase é velha, mas continuamos arrecadando muito e gastando mal. Coroando a desorganização, falcatruas engendradas por agentes públicos e grupos privados, que se locupletam do dinheiro do povo.

Em 1946, a poderosa revista O Cruzeiro, de Assis Chateaubriand, publicou reportagem sobre o contrabando de pneus brasileiros através da cidade de Uruguaiana. E disse que pessoas chegadas ao presidente Getúlio Vargas estariam envolvidas. Por elas, a fiscalização alfandegária era estimulada a fechar os olhos. Como hoje, repórteres da O Cruzeiro se passaram por engenheiros que foram examinar a ponte que ligaria os dois países, unindo Uruguaiana a Paso de los Libres. Viram o que se passava: os pneus eram enviados até em caixões de defuntos. Algo bem atual, não? Naqueles anos, a área econômica não fugia do primitivismo ideológico. Quem pensava em usar empréstimos externos para obras de infraestrutura era entreguista. Os que eram contra protegiam a Nação da sanha dos seus inimigos, os EUA. A primeira empresa de energia estrangeira chegou ao Brasil em 1899, a São Paulo Railway, Light and Power Company, de capitais canadenses. Gerou energia, instalou iluminação pública e bondes elétricos. Em 1903 também foi para o Rio de Janeiro. Em 1912 gerava 52 mil KW.

Em 1930 atingiu 214 mil KW. Comparando: em 1912 os EUA geravam 5 milhões de KW e, em 1932, 34 milhões de WW. Malvistas, as concessionárias estrangeiras de serviços públicos eram inimigas do País e do povo.

Reduziram os investimentos, com medo de expropriações e encampações, como hoje ocorre na Argentina. Aí se fechava o ciclo, pois os serviços foram se deteriorando e o povo as condenava. A legislação portuária do Brasil em 1930 era do então ministro da Viação e Obras, José Américo de Almeida. Ela impunha toda a sorte de empecilhos à modernização destes serviços. Apesar disso, vigorou até a década de 1990. Os Correios eram lentos e desorganizados. Presteza só com a inglesa Western Telegraph. Mais caros, porém os telegramas chegavam ao destino desde que Dom Pedro II concedera os serviços, encerrados em 1973. Juscelino Kubitschek, em Minas, tinha como binômio “Transporte e Energia”. Em quatro anos construiu 3 mil km de rodovias e cinco usinas hidrelétricas, criando a Cemig, em 1952. Sempre foi difícil modernizar o Brasil. É que muitos seguram ou empurram para trás, enquanto poucos puxam para frente. Os primeiros vencem, geralmente. Belo Monte é o exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.