EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

segunda-feira, 23 de abril de 2012


Os 10 Mandamentos do Cidadão Consciente

O Voto Consciente

Para você ter uma consciência política, a primeira coisa a fazer é aprender o que é política e entender a dinâmica política não é tarefa fácil, no entanto, buscar ter o mínimo de compreensão desse segmento coloca o indivíduo em posição de vantagem que vai além do próprio conhecimento em si, pois ao realizar tal feito não implica apenas estar continuamente na busca pelo conhecimento, capaz de proporcionar o entendimento ligado diretamente à prática do indivíduo no convívio social, implica também em ações cotidianas que, em menor ou maior grau, influenciam nos rumos da coletividade.


Portanto, se queremos modificar este cenário, não existe outra saída a não ser acompanhar, participar, buscar informações e soluções para os nossos problemas, lembrando que tem sido em decorrência da falta de acompanhamento e de cobranças que políticos mal intencionados têm demandado uma série de desrespeitos na condução da coisa pública, a qual se tornou sinônimo de ineficácia e de ineficiência no enfretamento das angústias vividas pela sociedade. A precariedade em que se apresentam as ações políticas comprova o acúmulo de erros cometidos ao longo do tempo, exigindo urgência na resolução dos seus problemas e consequentemente mais participação política por parte da população. O grande desafio que se apresenta diante do panorama político atual é o desafio de resgatar o individuo político crítico e honesto para o estado proativo, ou seja, agir em defesa da coletividade, participando e apresentando propostas simples, executáveis e eficientes; propostas que se identifiquem com as necessidades da população e se desenvolvam para que ela, a população, seja a principal difusora de suas propostas e não aqueles que, por vezes, em função de interesse próprio, usam as pessoas para alcançar objetivos pessoais. As situações que afligem a sociedade em geral merecem mais atenção e ações enérgicas que contraponham as políticas mantenedoras de tudo de ruim que existe no contexto social. Muito dos movimentos sociais gastam tempo e dinheiro não atingindo os objetivos para que mudem o quadro do caos e da violência na sociedade brasileira. Se não tivermos consciência política todos iremos pagar o preço e não será barato!



Os 10 Mandamentos do Cidadão Consciente


Prometo cumprir e fazer cumprir


1 - Combater a violência da injustiça, fazendo valer meus direitos constitucionais e denunciando a pior violência, que é a omissão dos governantes em assegurar condições legais para o efetivo cumprimento das leis, favorecendo a impunidade que estimula o mau exemplo da prática generalizada de delitos. A cada direito violado corresponde uma ação que posso e devo empreender para obrigar o estado a fazer justiça.

2 - Resolver meus problemas e os da minha comunidade formando e participando de associações civis de moradores, de preservação do meio ambiente e de amigos do patrimônio cultural, de proteção às pessoas, minorias e deficientes, bem como de associações de eleitores, consumidores, usuários de serviços e contribuintes, sempre visando travar uma luta coletiva como forma mais eficaz de exigir dos governantes o cumprimento de seus deveres para com a coletividade.


3 - Participar da vida política da minha comunidade e do meu país, votando e fiscalizando candidatos e partidos comprometidos com o interesse público, a ética na política, a redução das desigualdades sociais e regionais, a eliminação do clientelismo e corporativismo, a reforma do sistema eleitoral e partidário para tornar o voto um direito de cidadania e compatibilizar a democracia representativa tradicional com os modernos mecanismos de democracia direta e participativa.


4 - Lutar contra toda sorte de violência e manifestação de preconceito contra os direitos culturais e de identidade étnica do povo brasileiro. Sobretudo da parte de elites colonizadas que pregam e incentivam, sobre qualquer forma que seja, o sentimento de inferioridade e a baixa auto-estima de nosso povo.

5 - Buscar soluções coletivas para combater toda forma de violência, apoiando aqueles que procuram meios eficientes de assegurar a segurança pública sem desrespeitar os direitos humanos fundamentais, como a garantia à vida, à liberdade individual e de expressão, à igualdade, à dignidade, à segurança e à propriedade.

6 - Combater toda forma de discriminação de origem, raça, sexo, cor, idade, especialmente os preconceitos contra mulheres, negros, homossexuais, deficientes físicos e pobres, apoiando entidades não governamentais que lutam pelos direitos de cidadania dos discriminados.


7 - Respeitar os direitos da criança, do adolescente e do idoso, denunciando aos órgãos públicos competentes e entidades não governamentais toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

8 - Lutar pela concretização de uma ordem econômica democrática e justa, exigindo a aplicação dos princípios universais da liberdade de iniciativa, do respeito aos contratos, da propriedade, da livre concorrência contra monopólios e cartéis, da defesa do consumidor por meio do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, e da proteção ao meio ambiente, acionando o Ministério Público toda vez que tais princípios forem violados.

9 - Pautar a liberdade pela justiça, cumprindo e fazendo cumprir os códigos civis coletivos e servindo de exemplo de conduta pacífica, cobrando a cooperação de todos.


10 - Fiscalizar as execuções orçamentárias e combater a sonegação de impostos, através de uma reforma tributária que permita exigir sempre a nota fiscal de todos os produtos e serviços, pesquisando preços para não pagar mais caro, e fortalecendo as associações de contribuintes e de defesa de consumidores, bem como apoiando e participando de iniciativas que lutam pela transparência na elaboração e aplicação do orçamento público.



(Adaptação do texto de http://www.portaldopurus.com.br)


FONTE : BLOG CONSCIÊNCIA POLITICA

Um comentário:

  1. CONSCIÊNCIA POLITICA PM&BM23 de abril de 2012 12:48

    Companheiro seu blog é muito bom, espero poder lhe ajudar em algo é só falar, um grande abraço.

    ResponderExcluir

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.