EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

Relógio

POLICIAS UNIDAS SEGURANÇA GARANTIDA

PEC 300 JÁ! OU O BRASIL VAI PARAR

EMPRESTIMOS CONSIGNADOS

terça-feira, 19 de abril de 2011

ACORDA BAHIA

BAHIA, POLICIA CIVIL SEM EFETIVO É TERRA SEM LEI


Salvador, Nova Iorque e a violência


Por Armando Avena
No início dos anos 90, Nova Iorque era uma das cidades mais violentas do mundo. O número de homicídios era de 30,7 para 100 mil habitantes. Em meados de 2010, Salvador é uma das cidades mais violentas do planeta, com inconcebíveis 49,3 homicídios por 100 mil habitantes. A taxa cresce desde 2002 e é maior que a do Rio (35,7) e de São Paulo (17,4). Em 1990, a população de Nova Iorque se rebelou e exigiu dos políticos o combate ao crime. Foi implementado então um programa que, a grosso modo, se baseava em três estratégias:


a) endurecimento da punição, com a construção e melhoria do sistema prisional e o aumento do índice de encarceramento;


b) estratégias policiais inovadoras, com a implantação da teoria da janela quebrada;


c) aumento elevado do contingente de policiais e a substituição acelerada dos antigos por novos quadros concursados.


A teoria da janela quebrada afirma que, ao se permitir que uma janela seja quebrada, sem que imediatamente seja consertada, isso funciona como um sinal de que todas as janelas podem ser quebradas e o prédio derrubado.


A partir dessa tese simples, estabeleceu se que pequenas infrações, como urinar na rua, pular a roleta do metrô, obrigar o motorista a pagar pela limpeza do para-brisa, deveriam ser coibidas, ao mesmo tempo que se ampliava o rigor no combate às grandes infrações.


Essa mudança no perfil psicológico do aceitamento da infração foi feita concomitante à ampliação do contingente de policiais, que cresceu quase 50% entre 1990 e 2001, três vezes mais que a média dos EUA,e com a substituição dos policiais e dos métodos antigos.


O secretário de segurança da cidade, William Bratton, em vez de passar a mão pela cabeça dos delegados, passou a exigir cumprimento de metas e, em vez de usar os métodos ultrapassados dos policiais antigos, passou a usar a tecnologia e um sistema computadorizado de identificação de focos e locais de criminalidade. Com isso e um pouco mais, Nova Iorque tornou-se uma das cidades mais seguras do mundo. É isso e um pouco mais que a população de Salvador precisa exigir dos seus governantes.


Fonte: Jornal Atarde


Postado por Nomeação de Todos Nós Já

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário proferido neste blog é de exclusiva responsabilidade do autor. Comentários com conteúdos impróprios ou com palavras de baixo calão não serão publicados, assim como qualquer um comentário julgado ofensivo pelo idealizador deste blog.
Ao proferir comentários, você autoriza o uso de seus comentários pelo blog.